Apesar de ser um país relativamente pequeno, Portugal condensa no seu território cidades muito diferentes, cada uma com as suas peculiaridades. De Norte a Sul do país, cada região tem os seus costumes, a sua gastronomia tradicional e até o seu próprio clima.

Se está a pensar mudar-se para Portugal mas ainda não sabe onde gostaria de morar, veja as 5 melhores cidades e faça a sua escolha de forma informada!

Lisboa

A capital do país é o local perfeito para quem procura a vida numa grande metrópole. Situada no litoral centro, apresenta temperaturas amenas e agradáveis durante quase todo o ano.
Lisboa é o centro cultural do país, com diversos concertos e espetáculos a acontecer constantemente e muitos locais de cultura e lazer disponíveis para visita dos mais apreciadores, como museus, restaurantes, cafés e lojas.
Lisboa é também uma das cidades com maior concentração de negócios no país, o que a torna o lugar ideal para encontrar um emprego de forma mais fácil. Em contrapartida, a densidade populacional e o custo de vida na capital são relativamente mais altos do que nos resto do país, o que faz com que algumas pessoas prefiram viver em regiões do interior.

Porto

Porto é a segunda maior cidade do país e tem vindo a ganhar cada vez mais destaque no panorama internacional. Com uma arquitetura muito típica e uma vida noturna agitada, a capital do Norte é um ótimo sítio para quem gosta de grandes cidades mas não prescinde, ainda assim, de alguns momentos de sossego.
Aconchegado entre o mar e as montanhas, o Porto surpreende pela sua gastronomia, pela simpatia dos seus habitantes e pela sua beleza.
Nomeado por 3 vezes como o melhor destino turístico europeu, o Porto tem visto o seu número de turistas a aumentar cada vez mais, o que tem transformado esta pitoresca cidade num ponto de encontro entre as mais diversas culturas.

Coimbra

Esta cidade no centro de Portugal é conhecida como a “Cidade dos Estudantes”, por albergar a Universidade de Coimbra, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Esta é uma das cidades preferidas dos estudantes brasileiros quando escolhem estudar em Portugal, tanto pelo prestígio da Universidade como pela qualidade de vida que tem.
Com um custo de vida razoável e situada a duas horas do Porto e de Lisboa, Coimbra é uma excelente escolha para qualquer brasileiro que procure uma cidade com cultura, boas áreas verdes e uma ótima localização. O único senão será o facto de a cidade ser muito dependente dos estudantes que lá vivem, acabando por esmorecer um pouco durante o fim-de-semana.

Braga

Situada no Norte de Portugal, Braga é a escolha perfeita para quem procura cultura aliada a tranquilidade e uma boa qualidade de vida.
A cidade fica bem perto do Porto, apresenta uma arquitetura incrível e tem uma das mais prestigiadas universidades do país, a Universidade do Minho. Para além disso, tem ao seu redor espaços verdes de qualidade, ideias para passeios de fim-de-semana com a família. Por outro lado, não apresenta tantas oportunidades de emprego como o Porto ou Lisboa, para quem queira estabelecer-se lá.

Viseu

Esta cidade do interior centro do país já foi considerada diversas vezes como a cidade com mais qualidade de vida em Portugal. Apesar de pequena, é uma região bem servida em termos de serviços, com um custo de vida baixo e perfeita para quem procura tranquilidade.
Se estiver a considerar mudar-se para Viseu tenha atenção que as temperaturas costumam ficar bastante baixas durante o inverno, sendo muito diferente quando comparado com o Brasil.

Estas são só algumas das melhores cidades que você irá encontrar para viver em Portugal. Sendo um país muito rico em cultura e que oferece uma qualidade de vida excepcional, não precisa de se preocupar muito em procurar, pois qualquer sítio será uma escolha acertada!