Sendo um país extremamente tradicional, Portugal vive a época festiva ao máximo. Para além das tradições mais conhecidas e praticadas em todo o mundo, como a árvore de Natal, a figura do Pai Natal e a troca de presentes, existem algumas tradições únicas que só poderá vivenciar se estiver em terras lusitanas.

Confira as 6 tradições que marcam um Natal tipicamente português!

Presépio

Portugal é, na sua essência, um país bastante religioso, sendo que a religião mais predominante é o Catolicismo. Uma das tradições mais marcantes do Natal português é o Presépio, que consiste na recriação do momento do nascimento do Menino Jesus. Tradicionalmente, o Presépio é colocado debaixo do Pinheiro de Natal, feito com camadas de musgo verdadeiro e conta com 8 figuras principais: o Menino Jesus, Maria, José, os 3 Reis Magos e, claro, o burro e a vaca que aqueceram o Menino quando ele nasceu. Apesar de esta ser uma tradição que se tem vindo a perder ao longo dos anos, ainda é possível ver em vários pontos públicos, como igrejas e shoppings, a recriação desta cena Natalícia, havendo até em algumas vilas e cidades concursos de presépios.

Missa do Galo

Esta é mais uma tradição que se tem vindo a perder nas famílias portuguesas, mas que continua a fazer parte da essência do Natal português. A Missa do Galo acontece à meia-noite, um pouco por todo o país, para assinalar o nascimento de Jesus, sendo também transmitida em alguns canais de televisão nacionais.

Bolo Rei

Fazendo jus ao seu nome, o Bolo Rei é o Rei da mesa portuguesa no Natal. O Bolo Rei é uma espécie de pão doce, com uma forma redonda e um buraco no meio, tendo no seu interior frutos secos e frutas cristalizadas. Antigamente, este doce típico também trazia no seu interior um brinde, que podia ser uma peça em porcelana ou em metal, mas que foi proibido mais recentemente por questões de segurança. Era ainda tradição encontrar no seu interior uma fava. Quem encontrasse a fava teria de pagar o jantar aos seus familiares e amigos.


Jantar da Consoada

Ainda na temática gastronómica, os pratos que não podem faltar na noite de Natal, ou noite de Consoada como é mais conhecida em Portugal, são o bacalhau cozido e o polvo. Estes dois pratos são, normalmente, acompanhados por batatas cozidas e couve penca, também muito tradicional nesta época.
Na mesa de consoada é também costume encontrar aletria, rabanadas e sonhos.

Ceia de Reis

Seguindo um pouco a tradição do seu país vizinho, Espanha, em Portugal também se festejam os Reis, apesar de a troca de prendas ser feita no dia ou noite de Natal, como na maior parte do mundo. Nesta noite come-se o típico Bolo Rei e um jantar semelhante ao jantar de Natal. É ainda tradição em algumas partes do país acontecer um concerto de reis, em que um grupo de pessoas se veste a rigor, personificando os Reis Magos, indo de casa a casa cantar e tocar instrumentos.

Cantar as Janeiras


Tal como o nome indica, as Janeiras decorrem durante todo o mês de janeiro. Durante este período, grupos de pessoas juntam-se e vão de casa em casa cantar as Janeiras, que são músicas típicas da época, referentes ao início do ano e ao mês em si, e ainda algumas mais dentro espírito festivo e natalício. É comum, em algumas partes do país, as pessoas receberem os grupos que cantam as Janeiras em casa, com oferta de comida e bebida.

Estas são algumas das tradições de um Natal marcado pelo frio, ao invés das temperaturas quentes que nesta altura se vive no Brasil.

Venha conhecer de perto estas tradições e certamente ficará fascinado pelas festividades de Natal e Reis em Portugal.