Em Portugal também se celebra o Carnaval e embora muitas das tradições tenham sido importadas do Brasil, os dois países celebram de uma forma muito distinta. Uma das maiores diferenças é a temperatura, já que fevereiro é um mês frio em Portugal.

Descubra as tradições portuguesas!

Cortejos de Carnaval

Uma das maiores tradições portuguesas são os cortejos de Carnaval. Escolas, associações e agrupamentos juntam-se durante os meses anteriores para prepararem o Carnaval e os festejos. Os costumes locais e as tradições brasileiras aliam-se a caricaturas e sátira social, criando uma nova tradição em cada local.

Máscaras e partidas

A par dos cortejos, os disfarces são uma tradição transversal a todas as zonas do país. Durante o fim de semana anterior ao Carnaval é possível que se cruze com pessoas de todas as idades fantasiadas. E se ouvir a expressão “É Carnaval, ninguém leva a mal” enquanto lhe pregam uma partida não se surpreenda. Os mais novos gostam desta altura para pregar pequenas partidas inofensivas.

Festividades

Em algumas localidades portuguesas as celebrações podem durar vários dias, começando geralmente na semana anterior. Algumas mais tradicionais e religiosas como o Domingo Gordo, dia em que as famílias mais tradicionais se juntam para comer cozido à portuguesa, um prato típico confecionado com carnes, enchidos e legumes. Há também outros tipos de festividades, sem qualquer tipo de tradição e mais direcionadas a jovens – como por exemplo festas em bares, discotecas e noites animadas com DJ’s.

Onde celebrar o Carnaval em Portugal?

Embora todas as localidades celebrem à sua maneira, há algumas que são conhecidas pelas festas extravagantes e os desfiles deslumbrantes. Ovar, Torres Vedras, Sines, Sesimbra, e ilha da Madeira são alguns dos locais onde poderá celebrar o Carnaval.

Ovar

O Carnaval de Ovar, distrito de Aveiro, é um dos eventos principais do país. Nesta localidade os eventos duram cerca de um mês e culminam com a Noite Mágica e com o cortejo na terça-feira. A Noite Mágica é uma celebração na noite de segunda para terça que junta milhares de pessoas no centro da cidade onde festejam até à manhã seguinte. O cortejo de Carnaval é um dos mais famosos do país e conta com a presença de várias escolas de samba, uma das tradições importadas do Brasil.

Torres Vedras

O Carnaval de Torres Vedras é conhecido como sendo o “mais português” de todos. Em Torres Vedras as celebrações e as tradições mantiveram-se ao longo dos séculos e não há grandes influências de outras culturas. Este ano esperam-se 500 mil visitantes durante os 6 dias de festa.

Sines

Se o de Torres Vedras é o mais português, o de Sines é talvez aquele onde mais se sente a influência brasileira – e portanto o ideal para matar saudades de casa. Em Sines as escolas de samba treinam o ano todo para deslumbrarem nos desfiles carnavalescos.

Sesimbra

O Carnaval e os seus festejos são tradições enraizadas nesta localidade costeira. Além das escolas de samba, que saem à rua para desfilar desde janeiro, uma característica única do Carnaval de Sesimbra é o corso de palhaços, que já foi considerado o maior do mundo em anos anteriores.

Funchal

Na ilha da Madeira o Carnaval é mais semelhante ao Brasil, pelo menos no que toca à temperatura, já que no Funchal são mais amenas do que no território continental. Das celebrações destaca-se o Cortejo Trapalhão, uma tradição madeirense desta época onde não falta sátira e folia e no qual todos os interessados podem participar mediante inscrição.

Já decidiu onde vai passar o Carnaval?