Portugal é um país com uma gastronomia muito própria. Uma culinária rica, diversa e muito influenciada pelos elementos naturais, em especial pelo mar, com pratos verdadeiramente únicos que tem de experimentar!

A culinária portuguesa é muito marcada pelo recurso a especiarias e ao azeite, que os portugueses produzem como ninguém. É uma das cozinhas com melhor reputação no mundo e sem dúvida que se pode afirmar que em Portugal se come muito bem!

As zonas litorais são marcadas pelos pratos de peixe e marisco, e no interior do país os pratos são ricos e carregados de tradição. Descubra quais os que tem de provar na região Centro e Sul do país.

Ovos-moles

Doce típico da cidade de Aveiro, também conhecida por ‘Veneza Portuguesa’. Ovos-moles são uma especialidade da doçaria portugesa feita de ovos e envolta em hóstia – pode encontra-los à venda dentro de pequenos barris de madeira. Hoje em dia pode também encontrar bolos com cobertura de ovos-moles e outras variações que temos a certeza que lhe irão agradar!  

Bacalhau

Se tivéssemos de escolher o ingrediente mais português de todos, provavelmente escolheríamos o bacalhau. Apesar de não ser pescado no mar português, é um dos peixes mais consumidos pelos portugueses, talvez pela sua versatilidade e pelas mais de 1001 maneiras de o confecionar. Em Ílhavo, na região de Aveiro, foi onde tudo começou!

Leitão da Bairrada

Uma iguaria do centro do país que não podiamos deixar de mencionar é o leitão da Bairrada. É um favorito dos portugueses e um dos pratos mais comuns em dias de festa! Na região da Bairrada pode encontrar o melhor de todos, que vale a deslocação.

Pastéis de Belém

Nascidos no Mosteiro dos Jerónimos, os Pastéis de Belém são uma das especialidades mais populares da doçaria portuguesa! Pode provar os originais em Lisboa, na Fábrica do Pastel de Belém, mas irá encontra-los facilmente em pastelarias por todo o país.

Queijo da Serra

Produzido na serra mais alta de Portugal, na Serra da Estrela, este queijo amanteigado de ovelha é um dos favoritos dos portugueses. Se fizer uma viagem à região não deixe de provar este queijo que recebeu o título de uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa.

Sardinhas Assadas

Provavelmente o prato mais típico da região de Lisboa, e aquele que está sempre presente nas festas de São João, Santo António e São Pedro que decorrem no Verão por todo o país. Tipicamente são assadas na brasa e acompanhadas de pimento grelhado e batata cozida.

Açorda à Alentejana

Açorda à Alentejana é um prato típico da zona do Alentejo. Esta espécie de sopa pode ser confecionada de muitas maneiras diferentes, sendo que a receita muda de vila para vila.

Caldeirada de peixe

Prato típico das zonas costeiras de Portugal mas em particular da zona centro e da zona Algarvia. Confecionado com peixe fresco, é um prato que demonstra o que o mar português de melhor tem para oferecer! O melhor deste prato? O tipo de peixe usado varia consoante a região e todas as versões são verdadeiramente únicas.  

Cataplana de Marisco

 A zona costeira do Algarve não é só conhecida pelas praias maravilhosas. Esta zona de Portugal tem também uma grande biodiversidade marítima, em particular de marisco e de moluscos. A cataplana de marisco foi um dos vários pratos que surgiu desta diversidade e que se distingue pela sua variedade e riqueza.  

Estes são apenas alguns dos pratos que deve provar quando visitar o centro e o sul de Portugal, sem esquecer todos os outros pratos autênticos e cheios de história que a gastronomia portuguesa tem para oferecer.