Portugal é um país rico em gastronomia. De Norte a Sul do país encontra vários tipos de pratos, doces ou salgados, feitos com a maior variedade de ingredientes e cada um com o seu toque especial. 

No entanto, uma das zonas mais ricas em gastronomia é o Norte de Portugal, que conta com uma grande variedade de pratos típicos, tão diferenciados que agradarão aos mais variados gostos de qualquer pessoa que se aventure nos sabores da região.

Dos doces aos salgados, do peixe à carne, do litoral ao interior: descubra os sabores mais típicos do Norte e prepare-se para ficar com água na boca!

Francesinha

Conta a história que Daniel David de Silva, o criador da Francesinha, trabalhava no restaurante Regaleira, no Porto, quando decidiu criar uma sanduíche com alguns enchidos típicos que tinha à sua disposição. Criou um molho saboroso e picante para acompanhar e chamou ao prato Francesinha, precisamente porque achava as mulheres Francesas “picantes”.

Conhecida por todo o país, e até além fronteiras, a Francesinha é o prato típico da cidade do Porto. Presente em todos os restaurantes tradicionais, este prato consiste numa sanduíche em pão de forma reacheada com vários tipos de carne: bife, chouriço, fiambre, salsicha, entre outros. Servido com batatas fritas e um ovo, o segredo deste prato, aparentemente simples, está no molho. Cada restaurante jura ter o melhor molho, o melhor segredo, o melhor sabor. Fica ao critério do visitante escolher aquele que, efetivamente, lhe enche as medidas.

Tripas à Moda do Porto

A história das Tripas à Moda do Porto remonta ao tempo dos descobrimentos. Conta a história que quando o Infante D. Henrique partiu para Ceuta, pediu aos habitantes do Porto que reunissem todo o tipo de alimentos para serem levados na embarcação. A população deu as suas melhores carnes, ficando apenas com as miudezas. Com isto tiveram que cozinhar para se alimentar e assim nasceu o famoso prato de Tripas, feito com as tripas dos animais. Com o passar dos anos o prato foi sendo reinventado, e agora inclui alimentos como enchidos, carne, feijão e, claro, as famosas tripas.

Bacalhau à Braga

O Bacalhau é o rei da gastronomia portuguesa, de Norte a Sul do país. Pode ser confecionado de mil e uma maneiras e é um dos pratos da noite de Natal dos portugueses. Uma variedade típica do Norte de Portugal é o Bacalhau à Braga que, como o nome indica, é originário de Braga. Neste prato, o peixe é frito com molho de cebolada e servido com batata frita em cama de azeite. Um prato cheio de sabores fortes e inesquecíveis.

Posta à Mirandesa

A Posta à Mirandesa é um prato típico da zona de Trás-os-Montes, no interior Norte do país. Consiste num bife de novilho, com 2 ou 3 cm de altura, grelhado e temperado com sal, alho e pimenta. O bife é geralmente servido mal passado, acompanhado de batata à murro e legumes salteados.

Alheira

A BBC classificou esta iguaria do Norte de Portugal como “as salsichas que salvaram vidas”. Considerada uma das 7 Maravilhas da Culinária Portuguesa, a Alheira é um enchido recheado com os mais variados ingredientes: enchidos, carne de frango, carne de porco, pão… tudo se junta, triturado, para criar esta iguaria sem igual.

Rabanadas Poveiras

Este doce típico é uma referência gastronómica da Póvoa de Varzim. Feito com pão, leite, ovos, açúcar e canela, a sua simplicidade lembra os velhos tempos do quotidiano em que a cidade era uma pequena comunidade piscatória.

Pudim de Abade de Priscos

Mais um prato típico de Braga, esta receita foi transmitida à população pelo Abade de Priscos, que fazia questão de manter as suas iguarias em segredo. Este pudim de ovos tem a particularidade de ser confecionado com o uso de toucinho, que lhe garante uma textura mais cremosa e um sabor mais fumado, que contrasta com o sabor doce garantido pelos outros ingredientes.

Com a uma riqueza gastronómica tão grande, seria impossível enumerar todos os pratos que marcam a gastronomia do Norte de Portugal, mas estes são 7 bons exemplos da variedade de sabores que poderá encontrar nesta região. Em breve publicaremos também sugestões gastronómicas do centro, sul e ilhas portuguesas que fazem as delícias de todos quantos as degustam.